VULVODINIA

 

É uma “doença” que está sendo diagnosticada há relativamente bem pouco tempo. Pacientes e sofredoras, precisam estar muito bem informadas para não submeter-se a tratamentos equivocados.

Pois bem, vamos às diferenças!

O Vaginismo é quando ocorre a contração involuntária dos músculos da vagina, dificultando a penetração e causando dor. Este distúrbio ocorre somente durante o ato sexual ou na tentatva.

A Vulvodynia é a sensação de dor, comumente manifestada na forma de ARDOR, mediante qualquer toque na vulva e vagina, não havendo ligação com a contração muscular.

Não conseguem nem usar calça justa, absorvente interno ou ficar sentadas muito tempo que a queimação as ataca.

O Vaginismo tem fundo emocional e já possui tratamentos mais eficazes, com acupuntura, com psicólogos e exercícios musculares.

Já Vuvodínia pode também ter causa emocional, hormonais, alimentação, entre outros.

Como a recomendação é sempre que se faça tudo junto, mas a acupuntura tem se mostrada eficaz, tratando a paciente no emocioal e no físico, não desprezando os cuidados e recomendações do profissional médico.

Dispareunia, que é o nome dado a todo e qualquer tipo de dor no ato sexual, ou seja, tanto o Vaginismo quanto a Vulvodínia são Dispareunias.