O que é Quiropraxia e o que trata.

 

"Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral." - Organização Mundial de Saúde -

A palavra "quiropraxia" é formada a partir dos radicais gregos "práxis" (praticar) e "quiro" ( mãos) - "praticar com as mãos".

 

A Quiropraxia enfatiza o poder natural que o corpo tem de buscar o próprio equilíbrio (homeostase), portanto o tratamento não inclui o uso de medicamentos ou cirurgia. Os pacientes que necessitam desses tipos de intervenção são encaminhados para atendimento médico.

 

Em Quiropraxia utilizam-se técnicas manuais (não invasivas), programa de exercícios e orientação postural. Há uma ênfase em manipulação articular, para aqual o termo "ajustamento" é tradicionalmente utilizado. A formação em Quiropraxia é de nível universitário em curso com 4 anos e meio a 6 anos de duração. 

 

A Quiropraxia hoje está entre as três maiores profissões na área de saúde, junto. com a medicina e a. odontologia nos países desenvolvidos.

 

O que trata a Quiropraxia

  

Dores na Coluna Lombar - Hérnia de disco e dor ciática

 

Dores no Pescoço - Dores de cabeça

 

Dor na região torácica - Dores e tensão Muscular

 

DORT/LER - Restrições de Movimento

 

Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo

 

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturais viciosos podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal.

Isto é chamado de disfunção articular. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a artrose, por exemplo.

 

 

 

Como é a consulta

 

Avaliação e tratamento
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minuncioso que inclui análise postural, realização de testes ortopédicos e neurológicos, palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas.

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição.

 

Técnicas
Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. 

O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor.

Com isto, normalmente observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. 

Técnicas específicas para tratar as alterações musculares, como Trigger Points (ou “pontos gatilho”) podem ser empregadas.

 

História

Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed. 
A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.